De 25 a 28 de julho de 2017
  
Bahia Othon Palace Hotel | Salvador - BA

Comissão Organizadora

Lindemberg Assunção Costa
EBSERH/HUPES/UFBA

Possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Tem mestrado em Medicina e Saúde na área de Epidemiologia Clinica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Farmácia da UFBA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância. Exerceu o cargo de farmacêutico hospitalar do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos -HUPES da UFBA (1996 a 1998). Atualmente é professor das disciplinas de Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Estágio Supervisionado Farmacêutico da Faculdade de Farmácia da UFBA. Foi diretor técnico do Complexo HUPES (2001 a 2006) e Diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (2007 a 2014). Atualmente é chefe do Setor Terapêutico do Complexo HUPES.

Ailton Souza Melo
EBSERH | HUPES | UFBA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1990) e pós-doutorado nas Universidades de Paris XI e Aix-Marseille. Atualmente é livre docente em neurologia do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia-Universidade Federal da Bahia e coordenador da Divisão de Neurologia e Epidemiologia (DINEP-UFBA), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. O foco atual para investigação científica é neurologia do envelhecimento, com ênfase no estudo das manifestações autonômicas da doença de Parkinson e reabilitação neurológica relacionada ao envelhecimento.

Alexandra Mariano F. Cassarini
SES | SP

Graduada em Farmácia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1995), especialista em Farmácia Homeopática pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), especialista em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1999) e mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2013). Atualmente é Diretora Técnica de Saúde III do Grupo de Assistência Farmacêutica da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP). Atua como Gestora dos Componentes da Assistência Farmacêutica no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Têm experiência na área de Farmácia Hospitalar e em Saúde Coletiva. Membro do Grupo de Pesquisa de Avaliação de Tecnologias de Saúde, do Instituto de Saúde da SES/SP.

Antônio Carlos M. Lemos
EBSERH | HUPES | UFBA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1974), residência médica em Pneumologia pela Santa Casa de Misericórdia – Porto Alegre – RS (1977), mestrado em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2001). É especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês (2015), em Administração Hospitalar Pública pela Universidade Federal da Bahia (1989) e em Medicina do Trabalho pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1979). Atualmente é superintendente do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos – EBSERH e professor Associado Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tuberculose pulmonar/diagnóstico, fibrose cística/diagnóstico, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Aramis Tupiná A. de Moreira
SES | BA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Estado da Bahia (2010), especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2015) e mestrado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da UFBA. Atuamente é coordenadora do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar e Assistência Farmacêutica.

Bruno Andrade Amaral
NRS-Sudoeste/SESAB

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal da Bahia (2007), Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), Administração hospitalar e sistemas em serviços de saúde pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Farmacologia Clínica pela Atualiza pós-graduação (2010). Atuou como Professor Substituto da Faculdade de Farmácia – UFBA (2011 a 2012). Atualmente é Coordenador do Serviço de Assistência Farmacêutica do NRS-Sudoeste/SESAB, Farmacêutico Responsável técnico da “Farmácia da Família II” da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Assistência Farmacêutica em rede (UFRGS/UFBA) e Docente da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR nas Disciplinas de Estágio Supervisionado II (Atenção Farmacêutica) e Saúde Coletiva. Orientador de Trabalhos de Conclusão de curso com ênfase em Assistência Farmacêutica, e Docente-coordenador da Liga Acadêmica em Assistência Farmacêutica LASF-FAINOR.

Charleston Ribeiro Pinto
Curso de Farmácia | UESB

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Químico licenciado pela Universidade do Estado da Bahia. Possui mestrado em Química Orgânica pelo Programa de Pós-graduação em Química da UFBA e doutorado em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da Faculdade de Medicina da UFBA. Em 2012 participou do Curso Princípios e Prática de Pesquisa Clínica do Departamento de Educação Continuada da Harvard Medical School. Atualmente é professor Assistente II das disciplinas Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Política de Assistência Farmacêutica do Curso de Farmácia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e farmacêutico hospitalar do Serviço de Assistência Farmacêutica do Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos, UFBA. Tem experiência em Farmácia com ênfase em Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Assistência Farmacêutica e Pesquisa Clínica.

Emmanuel de Oliveira Carneiro
SES | DF

Possui graduação em Farmácia (Formação Generalista) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição. Foi Professor Auxiliar vinculado ao Departamento de Ciências Fisiológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG por 2 anos (08/2008 a 07/2010), ministrando disciplinas da Área Farmacologia nos cursos de Medicina e Enfermagem. Foi Professor na Universidade Católica de Brasília (UCB) de 03/2010 a 12/2012 de Química Farmacêutica I e II, Fisiopatologia, Farmacologia Básica e Clínica e Estágio Supervisionado I (Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica). Atualmente, é servidor da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, onde exerce o cargo de Gerente do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia e Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: biotransformação, estudos do metabolismo, fármacos cardiovasculares e medicamentos excepcionais.

Fernanda de Farias Rodrigues
SES | BA

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004), especialização em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (2009) e em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ (2010). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva – ISC/UFBA (2014). É farmacêutica estatutária da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atuando na Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF/ SAFTEC/ SESAB), e farmacêutica estatutária da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, atuando em serviços farmacêuticos de uma Unidade de Saúde da Família. Tem experiência na área de Assistência Farmacêutica, no âmbito da gestão e do cuidado.

Franciane Souza Guedes
SES | BA

Possui graduação em Farmácia e pós-graduação em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, gestão e avaliação.

Gisélia Souza Santana
Fac. de Farmácia | UFBA

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia no período de 2007 a 2010 e Superintendente de Atenção Integral a Saúde da mesma secretaria. É professora adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em política e planejamento em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas de medicamentos e assistência farmacêutica, vigilância sanitária, regulação sanitária, ciência e tecnologia e inovação em saúde.

Graciele de Queiroz Andrade
SES | BA

Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2006), especialização em Segurança e Inspeção de Alimentos (2007) e mestrado em Ciencia de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (2008). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Química de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos. Compõe a rede de consultores internos em planejamento estratégico-BSC do estado da Bahia. Está como Coordenadora da Assistencia Farmacêutica na Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Homero C. R. Souza Filho
SES | MG

Possui graduação em farmácia pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM (2005), especialização em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro (2013) e bacharelado em Direito em andamento pelo Centro Universitário Newton Paiva. Foi Coordenador-Executivo do Projeto Rede Farmácia de Minas e Diretor de Logística, de Assistência Farmacêutica Básica na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Atualmente é Superintendente de Assistência Farmacêutica na supracitada Secretaria.

José de Arimatea R. Filho
EBSERH | HC | UFPE

Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas, atuo como Farmacêutico no Hospital das Clinicas/UFPE e no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco e atualmente é Chefe do Setor de Farmácia do Hospital das Clínicas. Nos 26 anos de ofício, atuou em diversas atividades técnicas, cientificas e gerenciais nos segmentos públicos e privados de saúde, destacando as atividades de gestão em serviços de Farmácia Hospitalar e de Assistência Farmacêutica Municipal e Estadual, participou na organização de eventos, direção de entidades da classe como Associação Farmacêutica de Pernambuco e nos Conselhos Regional e Federal de Farmácia e como membro de Comitês e Comissões de Assessoria Técnica.

Maria Teresa Bertoldi Agostini
SES | SC

Graduada como Farmacêutico, Analista Clínico (1995) na Universidade Federal de Santa Catarina com pós-graduação em Gestão de Assistência farmacêutica (2010) pela UFSC. Servidora efetiva da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, atuando desde 2007 como diretora da Assistência Farmacêutica de Santa Catarina.

Pablo de Moura Santos
EBSERH | HUPES | UFBA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor e Mestre em Medicina e Saúde pelo Programa de Pós Gradação em Medicina e Saúde da UFBA e Especialista em Assistência Farmacêutica também pela UFBA. Atualmente é Diretor Financeiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde – SBRAFH. Coordena o Serviço de Farmácia do Complexo Hospitalar Universitário da UFBA. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacoepidemiologia, Estudos de Utilização de Medicamentos, Pesquisa Clínica com Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, ensaios terapêuticos e farmácia hospitalar. Professor Substituto das disciplinas Farmacocinética clínica e Introdução a Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFBA.

Roney Pereira Pinto
SES | GO

Possui graduação em farmácia pela Faculdade Objetivo (2006). Tem experiência em Assistência Farmacêutica no Serviço Público de Saúde. Possui conhecimento nas áreas de Políticas Públicas de Saúde, Gestão em Assistência Farmacêutica e Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. Atualmente é Gerente Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). Foi responsável pela criação e implementação de estratégias de acesso a medicamentos para pacientes portadores de Insuficiência Renal Crônica no Estado de Goiás. Contribuiu na elaboração dos Projeto Medclínica e Medcasa. É Membro Titular da Comissão Estadual de Farmácia e Terapêutica da SES/GO. Atualmente é consultor externo do Componente Básico da Assistência Farmacêutica do Departamento da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS).

Tacila Pires Mega
CONITEC | MS

Pós Graduada em Farmácia Hospitalar pela Faculdade Oswaldo Cruz e Especialista em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, possui MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuou na área Hospitalar e de Pesquisa Clínica com Medicamentos e no gerenciamento e dispensação de medicamentos de ação judicial e de requisição administrativa solicitados à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica deste estado (DASF/SESAB). Atualmente, é Analista Técnica de Políticas Sociais junto ao Ministério da Saúde, atuando no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE/MS),que exerce também o papel de Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).