Siga o FAFF

Mensagem

Home Mensagem

Sejam bem-vindos ao FAFF 2020!

É com grande satisfação que apresentamos a oitava edição do Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia que será realizado no período 09 a 12 de novembro.

O FAFF2020 é um evento científico do Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF), uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde através de ações de qualificação e divulgação do conhecimento científico nas áreas de avaliação de tecnologias e da gestão da Assistência Farmacêutica e do acesso a medicamentos no Brasil.

Este ano temos como tema central do evento é: “Terapias Avançadas: Desafios da Regulamentação para o Acesso a Medicamentos”. O termo abrangente Produtos Medicinais de Terapia Avançada (PMTA), Advanced Therapy Medicinal Products, em inglês, compreende terapias celulares, terapêutica genética e produtos de engenharia de tecidos. As terapias avançadas ainda estão em seus primeiros passos, mas em constante evolução. Até 2020, deverão estar disponíveis no mercado terapias inovadoras para uma série de doenças para a distrofia retiniana, ß-talassemia, esclerodermia, anemia falciforme, adrenoleucodistrofia e leucemia, por exemplo. São produtos obtidos a partir de células humanas e categorizados em âmbito internacional como nova classe terapêutica para a qual a regulamentação adotada assemelha-se à dos medicamentos biológicos, embora com abordagem e critérios diferenciados devido às peculiaridades desses produtos. Todas as classes de PMTA contêm células vivas ou vetores virais e, portanto, são caracterizadas por um alto grau de complexidade. Até 2017, mais de 900 PTMA foram examinados em ensaios clínicos em todo o mundo. Apesar desse número impressionante de projetos, o número de PMTA no mercado ainda é consideravelmente baixo, entretanto, são para a comunidade científica uma grande promessa terapêutica em situações clínicas complexas e sem alternativas médicas disponíveis. constituem, assim, um grande desafio ao desenvolvimento de mecanismos regulatórios relacionados à produção, à condução de ensaios clínicos, à determinação de requisitos de segurança e qualidade e à distribuição e ao uso desses produtos.

Neste contexto, o FAFF2020 inova e antecipa esta discussão ao trazer este tema pois se conecta com a mudança contínua no panorama global da saúde e com os mecanismos de acesso e incorporação de tecnologias. Como o mundo, o Brasil está se preparando para ao mesmo tempo dar acesso a medicamentos essenciais também incluir na sua agenda o binômio de acesso a tecnologias inovadoras e a garantia da sustentabilidade do SUS.

Outra novidade deste ano será o formato do FAFF2020 que além da tradicional programação sobre o acesso a medicamentos e ATS do setor público incluímos uma programação específica para o setor de saúde suplementar no contexto do novo do ROL de procedimentos da Agência Nacional de Saúde.

Como tradicionalmente acontece todos os anos temos como um dos principais parceiros o Ministério da Saúde, em particular, a Comissão Nacional de Incorporação de tecnologias em Saúde (CONITEC) e o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Agência  Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS).Este evento congrega gestores, profissionais de saúde dos três níveis de atenção, pesquisadores / professores e operadores do direito.

Por último, reafirmamos nosso compromisso em difundir a ATS no Brasil e no fortalecimento da Assistência Farmacêutica no SUS através de ações de qualificação dos profissionais que atuam tanto no setor público quanto privado.

Esperamos por vocês .

A Comissão Organizadora